Há um caminho belo e verdadeiro a ser percorrido na escuta, no real interesse pela mensagem, pelo outro. Nos temos atuais, o poder da palavra ‘feedback’ foi enfraquecido pelo simples fato de as pessoas não terem sido devidamente preparadas para executa-lo.

Há uma grande oportunidade no momento de dar ou receber feedback e que, para isso, é preciso saber praticar a escuta. Método simples e eficaz que utilize as palavras certas, as reflexões eficazes e transformadoras, que realmente promovem o aprendizado quando tiverem que dar ou receber um feedback.


Livro.jpg

Durante minha caminhada como professor e na gestão de equipes, percebi que no assunto Liderança há uma habilidade fundamental muitas vezes mal exercida ou negligenciada por gestores, pais, professores das mais diversas especialidades: a habilidade de trabalhar com Feedbacks.

Passei a pesquisar intensamente o tema, investigando técnicas, modelos, métodos, conceitos, observando práticas e coletando contextos que mostrassem as facetas desta habilidade de comunicação. Aos poucos percebi que as melhores práticas de feedback são precedidas por uma atenta e cuidadosa escuta. Que os melhores líderes em feedback sabem ouvir melhor do que falar, e ficam mais atentos para posicionarem-se na hora e do jeito certos.

Inspirado em uma declaração de Rubem Alves, sobre como um curso que ajudasse as pessoas a aprender a escutar seria muito mais útil do que os que ensinam a arte da oratória, consolidei tudo isso em uma obra que traz reflexões e demonstra como fazer para tratar feedback de forma genuína, criativa e, acima de tudo, útil a quem recebe e satisfatório a quem oferece. Um feedback pode ser um valioso presente, que se bem preparado e entregue pode trazer resultados interessantes.

Assim, nasce  "O Poder da Escutatória"– um conjunto de inquietações e perguntas que ajudarão o leitor a analisar sua postura como líder, seja em casa, no trabalho ou na comunidade, e insights sobre dar e receber feedbacks, interpretando melhor as mensagens nele contidas, tanto para quem oferece quanto para quem recebe.

A ideia é contribuir nas discussões para juntos encontrarmos caminhos maduros e sólidos para melhores resultados sobre a prática da escuta apoiando o feedback. Meu objetivo é oferecer a líderes, pais, professores e profissionais um recurso de pesquisa; um estímulo a encontrar as peças do quebra-cabeça que é o relacionamento humano.

Escutatória, a escuta antes da oratória. Escutar mais e melhor para depois falar. Perceber e interpretar os sinais na comunicação para tomar decisões mais conscientes e que fortalecem relações duradouras.

O Poder da Escutatória está disponível para venda em diversas livrarias e através dos links abaixo:


O que dizem os leitores

Excelente conteúdo sobre a efetividade do relacionamento humano, abordando vários aspectos da vida, e, escrito em forma agradável de ler.
— Luiz Alipio de Carvalho Pereira, 16 de novembro de 2016 – Amazon
Uma leitura leve e atrativa! O autor conseguiu fornecer o conteúdo de modo a manter os leitores presos nas páginas do livro em busca de esclarecimentos que buscamos para nossas vidas de modo geral.
— Nathany Almeida – Livraria Cultura
Gostaria de falar sobre a experiência que tive ao ler esse livro. Na verdade, eu não consigo mais vê-lo como um livro, e sim como um manual de boa conduta, tanto profissional, como no pessoal! São histórias reais e simples, que nos fazem enxergar com mais clareza, as oportunidades e escolhas que temos e fazemos em nossa vida! Para as pessoas que desejam ser protagonistas da própria vida, e não viver como coadjuvantes, está aí um ótimo material para auxiliá-los. Grande abraço a todos, e obrigado ao autor Rodrigo Leite, por compartilhar suas experiências nesse livro!
— Evandro Fonseca – Livraria Cultura
Muito bem escrito pelo autor que teve um cuidado especial em fundamentar a sua idéia! A experiência que tive foi a de uma conversa com autor. E não te como sair dessa “conversa” a mesma pessoa. Esse livro te impulsiona, te ensina a observar as oportunidades que a vida te dá, a fazer melhor suas escolhas, a saber ouvir, agir e falar! Super indico!
— Raquel Santos – Livraria Cultura
1 - FB_IMG_1507076451975.jpg
Logo assim que li o título “O Poder da Escutatória” algo me intrigou e me despertou interesse para a leitura. (...)

Lembro que pedi o livro de presente de amigo oculto, e meu amigo cuidadosamente teve o trabalho de solicitar na livraria para que chegasse a tempo. E nestas páginas pude perceber o quão importante eu era para esse amigo, através da metáfora do presente. Sendo um feedback um presente em que você planeja cuidadosamente para que ele chegue até o presenteado. (...)

”A vida é feita de escolhas e, a cada escolha, há uma renúncia.” Como eu agradeço por ter recebido feedbacks de alguns líderes e pessoas que eu admiro ao longo da minha caminhada de vida e profissional. Pois foram esses presentes que me encorajaram e me transformaram na pessoa que sou hoje. Como disse o sábio Rodrigo Leite: “Aprende-se com o que recebemos e com o que não recebemos. A única certeza é de que há aprendizado nas duas formas.”

Aguardo ansiosamente pelas festas de fim de ano quando eu retorno ao Brasil, para poder presentear um amigo, um chefe, um parente com essa leitura transformadora.
— Ana Carneiro @ana.paulacarneiro

Conheça alguns trechos de O Poder da Escutatória

Nos temos atuais, o poder da palavra ‘feedback’ foi enfraquecido pelo simples fato de as pessoas não terem sido devidamente preparadas para executa-lo.
Escute e aprenda a refletir sobre os sinais presentes na comunicação para fortalecer o potencial das pessoas que convivem com você.
 

Leu o livro?
Deixe aqui seu comentário.

Nome *
Nome